São muitas as pessoas que só ouvem falar da Lei Ficha Limpa, mas não entendem como o mesmo funciona. A Lei Ficha Limpa começou através de uma iniciativa popular e a partir do dia 4 de junho de 2010 ela foi sancionada como Lei Complementar número 135. A Lei foi uma vitória de todos os brasileiros, a mesma foi levada ao Congresso com 1,3 milhões de assinaturas, foi um marco para toda a nossa democracia e tem como objetivo principal o combate a corrupção, que tanto nos atinge.


No último dia 24 de setembro o STF julgou a Lei Ficha Limpa com o objetivo de decidir se a Lei já teria validade para essas eleições, porém, a decisão saiu empatada( 5 x 5) e o Presidente do STF achou melhor não desempatar e sim deixar nas mãos do próximo ministro a decisão. Há 175 candidatos com uma ficha suja e alguns deles foram eminentemente barrados, porém o TSE decidiu que a Lei da Ficha Limpa será válida nas eleições de 2010. Mas os votos dos candidatos barrados ficarão armazenados em arquivos separados, até que seja decidido o destino deles.
Portanto, o tempo de inelegibilidade foi majorado para oito anos e proíbe a candidatura de políticos condenados em decisões proferida por mais de um juiz em um Tribunal de Justiça e que renunciaram a mandato eletivo para escapar de cassação.


Colocarei um texto que no qual eu gosto muito e vale à pena LER E RELER.


O ANALFABETO POLÍTICO
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

Bertold Brecht


Affonso Ghizzo Neto, no livro Ficha Limpa fala da enorme necessidade de “reafirmar a importância de mobilizações sociais com a campanha Ficha Limpa e o projeto ‘ O que você tem a ver com a corrupção?’, a partir do papel instrumental da educação na formação de uma nova consciência cidadã, voltada contra qualquer espécie de governo déspota, arbitrário, corrupto, etc.”

Nós, cidadãos brasileiros, comprometidos com uma democracia melhor e justa, temos o poder de mudança, precisamos ser mais críticos e como já dizia Affonso Ghizzo Neto, o ponto de partida é a indagação : O QUE TODOS NÓS TEMOS A VER COM AS ELEIÇÕES?

Ps.: SÓ TUDO!